quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Review - O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde

Acabei de ler este livro ontem e ainda estou a digerir tudo: que livro, que história, que personagens fantásticas mas acima de tudo: QUE PROSA FANTÁSTICA! Não há como não ficar rendida à escrita de Oscar Wilde, um homem que viveu acima do seu tempo (para nosso prazer) e nos deixou um legado fascinante que a Literatura merece. 

Dorian Gray é-nos apresentado como uma personagem narcisista e a sua vida muda completamente quando conhece Lord Henry (sem dúvida a melhor personagem desta história) e tudo se intensifica quando o seu retrato é pintado e começamos a perceber o que acontece com Dorian: beleza eterna enquanto todos aqueles à sua volta vão envelhecendo e morrendo. Todo este conhecimento de que todas as suas acções sairão sempre impunes, tornam-o num ser humano corrupto, que cada vez será mais falado (pela negativa) na sociedade mas nada disso lhe importa pois como bom narcisista que é, só os seus interesses têm lugar na sua vida, tudo o resto é desinteressante. 

A prosa (volto a dizer) é realmente brilhante, já há muito tempo que não lia um livro com tantas frases interessantes sobre a experiência da vida, a beleza, o controlo de razão e consequentemente a perda da mesma. Estou demasiado encantada para conseguir fazer uma review decente.

Nota no goodreads: 4/5 (4.5)

Sem comentários:

Enviar um comentário