quarta-feira, 1 de março de 2017

Review - Fahrenheit 451, de Ray Bradbury

Mais um mês passado e consegui manter-me na meta de ler cinco livros por mês (desta vez foi muito mais suado, mas consegui!). Espero que o ritmo se mantenha apesar de as expectativas chocarem muitas vezes com a realidade. Tal como já disse anteriormente, outro dos meus objectivos é ler livros que estão na minha pilha há mais anos do que aqueles que tenho coragem de dizer e por enquanto tudo está a ir às mil maravilhas. A melhor parte disto tudo é que a carteira agradece este descanso (mas em Maio chega a Feira do Livro e já sei que me vou meter em sarilhos dos grandes).
Peguei em Fahrenheit 451 mais por opiniões lidas e ouvidas ao longo dos anos do que propriamente por mera curiosidade. É considerado um clássico da literatura mundial e, como tal, tem de ser lido correctamente e com o tempo necessário para assimilar tudo muito bem. 

A história assusta qualquer leitor: a acção passa-se num mundo em que Guy, a personagem principal, é um bombeiro que destrói (neste caso, queima) livros. O meu coração apertou-se enquanto o desenrolar da narrativa mostrava um mundo onde os livros eram proibidos, pois eram considerados perigosos. 

A sua vida não é muito (ou nada) feliz. O trabalho deprime-o e a sua vida pessoal não é muito melhor. O seu casamento não é saudável, e a única pessoa que conhece que consegue dar um pouco de luz à sua vida, morre, pois a sua casa tinha livros que, como disse anteriormente, eram proibidos.

Guy questiona-se por que motivo existem pessoas dispostas a morrer por causa de um simples livros e a sua curiosidade leva-o a roubar livros em vez de os queimar, o que causará sérias consequências na sua vida.

No geral, as minhas opiniões sobre esta leitura são muito variadas: odiei a primeira e a segunda parte, não senti ligação nenhuma com a história. Em relação à terceira e última parte, a história é muito diferente: adorei completamente. Por mim o livro era só composto por esta parte.

Nota no goodreads: 3/5


Sem comentários:

Enviar um comentário