quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Review - Romeu e Julieta, de Shakespeare

O mês de Janeiro foi bastante positivo: li cinco livros e gostei de todos eles! O meu plano é manter-me na meta de cinco livros por mês pois assim consigo alcançar o meu objectivo anual sem problema nenhum. Espero que o consiga fazer, não gosto nada de começar alguma coisa e não ter a capacidade de a terminar, sinto-me mesmo mal. *fingers crossed: go Cláudia go* 

Depois de tanto ouvir falar da história e ver tantos filmes e peças de teatro baseadas nesta obra, decidi ler a trágica história de amor que muitos dizem arrancar o coração do seu peito. Não sou grande fã de ler livros quando já sei praticamente toda a história, sinto que a experiência não é tão fascinante mas, de qualquer maneira, achei que este livro é um essencial para qualquer leitor e sendo assim segui em frente. 


Fiquei chocada por ver que no início da obra o Romeu está apaixonado por outra rapariga e desde que tomei conhecimento desse facto uma pergunta não me deixou a mente:  como é que um jovem perdidamente apaixonado esquece "o amor da sua vida" para amar uma "rival"? Eu sei que o amor é muito difícil de explicar mas tenho sérias dúvidas de que um ser humano tenha a capacidade de se apaixonar e "desapaixonar" tão rápido. Por outro lado, estamos a falar de um jovem rapaz, e todos sabemos que nessa tenra idade os sentimentos são ainda mais confusos de explicar.


A história fascinou-me bastante, sempre gostei de ler sobre o amor louco misturado com paixão e como ele se revela nas pessoas. O final trágico arrebatou o meu coração, um drama destes é tudo o que preciso na minha vida, uma prova viva de que o amor verdadeiro ultrapassa a morte. Não dou as cinco estrelas a esta obra porque é preciso estar muito longe da racionalização para se conseguir absorver a narrativa e eu dei por mim várias vezes a pensar em como estes dois jovens eram tão ingénuos e como poderiam ter feito as coisas diferentes (é um erro, eu sei, mas parte de mim não consegue deixar de me questionar como é que é possível que duas pessoas vejam na morte uma solução tão fácil e apelativa).

Nota no goodreads: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário